Quantas vezes você se afastou do desconhecido, daquilo que lhe tira da zona de conforto e lhe obriga a pensar, elaborar, conhecer uma nova explicação? Se no passado esse jogo de adiar a inovação poderia ter algum resultado para a empresa, hoje é insustentável e perigoso. Ambientes de Educação a Distância – EaD na formação e reciclagem de sua força de trabalho fornecem atualmente experiências de aprendizado de qualidade e certamente são a principal estratégia para acumular mais conhecimento em curto espaço de tempo e deixar a empresa mais competitiva no mercado.
Cursos online chegaram no Brasil há cerca de 20 anos e tiveram que enfrentar muito preconceito sobre seus objetivos e eficácia de aprendizado. A realidade foi mudando à medida em que novos projetos pedagógicos mostraram que é possível ter cursos eficientes para públicos específicos, focados em determinados conhecimentos, utilizando estratégias de aprendizado adequadas às ferramentas disponíveis de interação, engajamento e desenvolvimento de ideias criativas nascidas da reflexão proposta.
O fundamental para oferecer um bom curso em EaD é ter domínio do processo de ensino-aprendizagem, conhecimento das tecnologias da comunicação e de interação entre plataformas eletrônicas e usuário, algo conhecido como usabilidade da interface, além de ter bons conteúdos para transmitir ao aluno. Se um novo curso está apoiado em um bom projeto de EaD, o sucesso é garantido.
O Ministério da Educação - órgão do Governo Federal - acompanha a Educação a Distância e projeta um cenário de crescimento intenso nos próximos anos. Segundo o MEC, em 2022, cerca de metade dos alunos matriculados no ensino superior estarão cursando a modalidade EaD. Para se ter uma ideia, em 2015 o país tinha cerca de 8 milhões de universitários. Veja matéria veiculada no Jornal da Globo (21/09/17) sobre o EaD.
O avanço da modalidade EaD está relacionado diretamente à falta de tempo das pessoas para frequentar um curso presencial, ao preço da mensalidade que é menor em EaD e às possibilidades tecnológicas que oferecem cada vem mais interações de qualidade, ou seja, o mundo digital pode ser palco de grandes experiências de aprendizado. EaD nas empresas
O mundo organizacional investe recursos consideráveis em cursos de treinamento, capacitação e reciclagem para manter seus colaboradores atualizados e a modalidade “a Distância” ainda está pouco presente nas empresas. Muitas empresas ainda não perceberam as vantagens de ter seus próprios cursos a distância, pois no passado existia muitos preconceitos no uso de novas tecnologias para a formação e conhecimento.
Existe muito conhecimento sistematizado dentro das organizações, por isso a adoção de cursos EaD precisa ocorrer em processos capazes de absorver as inteligências desenvolvidas no mundo do trabalho e incorpora-las em cursos personalizados para cada empresa. É por isso que utilizar a plataforma EaD-Arama é um caminho seguro para potencializar e fortalecer processos produtivos dentro das organizações.Antonio Assiz é professor universitário há 20 anos, mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP) e diretor da Aramá Comunicações.



