Os projetos de Educação a Distância – EaD estão avançando muito nos últimos anos, com fartas promessas de resolver todo tipo de desafio do conhecimento. De fato, as ferramentas online permitem criar situações propícias ao aprendizado, mas elas não fazem milagre, ainda mais se não forem aplicadas com consciência e domínio pleno de suas potencialidades e limitações. Pensar em cursos como um ajuntamento de videoaulas, textos e fotos não é um bom negócio. Neste caso, “less is more”, ou seja, é melhor focar o objetivo do curso e da aula e não enrolar com conteúdos desnecessários.
Ambientes mediados por computadores simulam visualizações fundamentais para se conhecer algo novo. Se o foco estiver na essência do fenômeno, a imagem analisada por um professor terá grande eficiência. Um treinamento empresarial que mostre situações de produção em velocidade reduzida, com detalhes aproximados, só é possível com o uso de gravação e edição profissional. Também ângulos perigosos em que a observação exponha a pessoa a riscos de acidente ou até contaminação da produção podem ser solucionados com o uso do vídeo.
O pesquisador e sociólogo Pierre Lévy, em Tecnologias da Inteligência, faz uma importante reflexão sobre as potencialidades das interfaces computadorizadas para o conhecimento. No capítulo “Motor!” de seu livro, Lévy descreve como um motor pode ser separado em partes e remontado exibindo vários ângulos, uma situação clássica de treinamento empresarial.
Ao ser captado e editado com qualidade profissional, o filme pode ser assistido pelo mesmo aluno por diversas vezes o que representa uma potencialidade incrível de ensinar e aprender com estas novas interfaces. A interatividade da interface permite pausar, retroceder ou adiantar o filme o que confere ainda mais potencial de compreensão do conteúdo.
Gravado corretamente, o filme terá boa iluminação, referência de som e imagem suficientes para representar a rotina que está na videoaula. Por isso é tão importante ir direto ao assunto, sem rodeios e comentários desnecessários. Quem está assistindo à aula quer aprender a cada minuto, a cada tempo dedicado ao curso a distância.
Quando o alemão e um dos mais famosos arquitetos do século XX, integrante da escola de Bauhaus, Ludwig Mies expressou-se com “menos é mais”, resumiu uma importante reflexão que estimulou a sociedade contemporânea embora certamente não soubesse os detalhes deste mundo novo baseado nas interfaces do conhecimento.



