Current Status

Not Enrolled

Price

Free

Get Started

Ser a voz da comunidade é um fundamento da Rádio Comunitária, algo ligado à natureza da emissora, ou seja, ela existe para cumprir a missão de dar voz a este público que quase não tem espaço em outras emissoras comerciais. Para cumprir este papel é preciso fazer um movimento de forte aproximação ao cotidiano do território que se pretende atingir. Conhecer bem os moradores, suas origens, histórias e desejos. Saber os problemas que preocupam os habitantes da localidade. É preciso também conhecer as especificidades de cada segmento do público, ou seja, das crianças, jovens, adultos e idosos, da mesma forma compreendendo os problemas que os preocupam e impõem desafios.

Neste curso, vamos mergulhar em como cumprir o papel de ser um porta-voz da comunidade, entendendo as potencialidades da linguagem radiofônica e os caminhos já trilhados na história do Rádio. Ao visitar rapidamente a trajetória do veículo, percebemos que sua abordagem favorece o desafio de “dar explicação”. Sim, estudar e decifrar os acontecimentos e oferecer explicações aos ouvintes, foi assim que o veículo “Rádio” conquistou um lugar especial na sua audiência.

Para colocar uma emissora comunitária para cumprir o papel de dar voz ao público, dar explicação sobre os desafios é preciso pensar muito e planejar ações específicas que reforcem o diálogo, respeitem a diversidade e transforme a realidade local. Precisa ter conduta ética e compreender a força da comunicação comunitária, e é sobre isso que estudaremos neste curso.

Assista à LIVE de lançamento do curso

Curso Content

Aula 1 – A voz da comunidade 1 Teste
Aula 2 – Uma história, muita inovação 1 Teste
Aula 3 – A ética, disciplina necessária 1 Teste
Aula 4 – Voz e organização da comunidade 1 Teste
Aula 5 – A Voz da Comunicação Popular 1 Teste