Sem categoria

Aprender com a RADIOEAD

É muito bom aprender algo novo… Melhorar a compreensão sobre a sociedade, o trabalho, o mundo. Quanto mais aprendemos, nos tornamos pessoas úteis e podemos compartilhar generosamente o que a vida nos ensinou. Este é o propósito, o motivo que deve animar todo aluno que inicia um curso seja presencial ou online. Na RADIOEAD, professores assumiram o desafio de oferecer aulas para radiocomunicadores comunitários. São experiências da profissão de radialista, teorias e técnicas desenvolvidas na atividade acadêmica e profissional que agora estão à disposição das rádios comunitárias e de toda a sociedade.

Se o tempo das pessoas está cada vez mais escasso, o deslocamento até salas de aula pode ser demorado e caro, o curso na modalidade EAD rompe estes limites. Na plataforma RADIOEAD, o (a) estudante assiste às aulas no momento mais oportuno, em sua própria casa, sem perda de tempo e dinheiro. É fato que a tecnologia deu grande contribuição para levar experiências de aprendizado rico às pessoas que precisam apenas de um dispositivo (celular, tablet, computador ou TV) conectado à internet para aprender.

Nas aulas, os professores citam referências que são exibidas em vídeo e isso torna a compreensão mais clara. Imagine uma aula começar na sala com quadro branco e em um dado momento ser transportada para uma central técnica do estúdio. Fantástico, não?! Com a RADIOEAD isso é possível.

Inteligência Artificial (IA) no aprendizado

Enquanto assiste uma videoaula e faz as leituras, o (a) estudante pode criar interações com a assistente virtual, a IA-RADIOEAD, que responderá questões sobre o conteúdo da aula e o (a) estudante poderá testar conhecimentos e esclarecer dúvidas com a assistente em qualquer dia e horário, no momento em que estiver contectado (a).

Se a assistente falar em inglês “Hello! My name is IA-RadioEAD”, diga à assistente “Fale comigo em português” e você terá a assistente conversando em seu idioma e disponível para interagir sobre o conteúdo da aula. Aproveite este novo recurso para fazer de sua experiência algo divertido e eficiente, mas não esqueça que se trata de uma inteligência artificial e não deixe de enviar mensagem ao professor responsável pela disciplina quando desejar uma interação humana. Veja que ao lado da aula têm ferramentas úteis, entre elas a “Fale com o professor”, neste caso você estará enviando mensagem ao professor real e logo ele (a) irá te responder.

Metodologia criativa

As aulas são planejadas cuidadosamente para explorar os recursos tecnológicos disponíveis, sem perder o foco no objetivo de aprendizagem. Isso quer dizer que se o curso tem o objetivo, por exemplo, de ensinar “produção editorial”, cada aula deve colaborar para que ao final, o (a) aluno (a) tenha conhecimentos úteis sobre o que é e como produzir conteúdo na rádio.

Ter método para atingir um objetivo é a essência dos cursos RADIOEAD,  e é o que diferencia este conteúdo de uma palestra, conferência ou um painel, em que o convidado fala sobre um tema, mas não tem um compromisso com a aprendizagem do (a) aluno (a). A duração das videoaulas também foi planejada para permitir uma abordagem rica, concisa e útil, tornando os cerca de 15 minutos de cada videoaula, uma experiência de aprendizado intenso. É isso, “não temos tempo a perder” e os 15 minutos têm que oferecer um conteúdo útil e concentrado, tão rico que muitos alunos gostam de revisitar aulas ou trechos para reforçar o aprendizado.

Em uma videoaula, a RADIOEAD concentra uma experiência de 1 hora em sala de aula presencial. Veja como isso é possível: na aula presencial, quando inicia atividade, o professor precisa atrair a atenção da turma, contextualizar o momento em que todos estão reunidos para a aula, às vezes demonstrando interesse em saber se todos estão bem e preparados para a aula, o que consome alguns bons minutos iniciais. Também para iniciar ele ainda precisa relembrar a aula anterior e provocar interações com algumas perguntas e lá se vão mais alguns minutinhos. Com todos no clima e com o pensamento focado no assunto, o professor dá início ao conteúdo inédito da aula, utilizando metodologias que mantenham os alunos participantes. Este é o momento do conteúdo novo, o clímax da aula. Para encerrar, o professor também realiza percursos para memorizar os principais pontos e esclarecer eventuais dúvidas, para então partir para a finalização da aula. Nos cursos da RADIOEAD, os alunos devem ler textos complementares e responder a testes sobre o conteúdo apresentado, reforçando os conhecimentos assimilados.

             Colocar ferramentas tecnológicas a serviço do aprendizado é uma atitude corajosa e necessária, afinal, mesmo quando o caminho não está muito claro, é melhor se aproximar da tecnologia com criticidade e vigilância do que se afastar e deixar para depois. A RADIOEAD está aberta a sugestões e propostas para continuar cumprindo o papel de decifrar e explicar tudo o que aprendemos na vida.

Antonio Assiz é jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e especialista em Comunicação e Cultura também pela ECA/USP, docente no ensino superior há 25 anos, idealizador dos cursos e responsável pedagógico pela plataforma RADIOEAD.

Deixe um comentário